Valeu pessoal!
João
Mas este final de semana descobri que existe outro caminho, a Serrilha do Papagaio, bem mais interessante e desafiador.
A trilha nem é sinalizada, embora seja bem demarcada e sem risco de perdê-la. Assim como a trilha usual, começa no largo do Bom Retiro também, mas logo no início deve-se pegar um desvio passando por baixo de uns arames.
Depois de muito subir, segue-se mais ou menos na mesma cota ao longo da cumeada das montanhas que constituem a serrilha propriamente dita. Existem dois mirantes de onde se tem uma vista diferente (e magnífica) do conjunto de pedras monstruosas que compõem o Bico do Papagaio. A impressão é que se retirando uma única pedrinha, tudo demoronaria...
Essa vista impõem respeito, sobretudo pela visão assustadora da fenda do inferno (marcada com uma seta branca na foto abaixo). A névoa em torno do pico torna a visão ainda mais assustadora, sobretudo sabendo-se que para alcançar o Bico do Papagaio, é necessário passar pela fenda.
A passagem da fenda do inferno é um obstáculo de cerca de 10 metros de comprimento, numa passagem estreita e a beira de um precípicio. Apesar do impacto visual, não oferece maior risco.