domingo, 13 de setembro de 2009

Férias



Nada se compara a uns bons dias de férias.
Julio Brito.
Férias de Julho de 2009

On the road again... Maravilha!
Trem passando por nós na BR-101 - Espirito Santo.


Cabrália - BA



Praia dos Três Coqueiros - Barra Grande - BA
Praia dos Três Coqueiros - Barra Grande - BA
Praia dos Três Coqueiros - Br. Grande - BA
Taipú de Fora - Barra Grande - BA
Barca Camamú para Barra Grande - BA
Camamu -BA
Pôr-do-Sol numa fazenda a caminho da praia do Espelho.
Praia do Espelho.
Praia de Taípe - Primeira praia de Trancoso.

Carro atolado - Trancoso
Balsa de ligação entre Porto Seguro e Arraial d'Ajuda.
Igreja de Belmonte - BA
Belmonte - BA
Belmonte - BA
Praia de Guaiú - Porto Seguro.
Estrada para Porto Seguro.
Vitória - ES
Porto de Vitória - ES
Chegando à Espírito Santo.
Estrada para Friburgo - RJ
Estrada para Friburgo - RJ
Estrada para Friburgo - RJ
Plantação em Teresópolis - RJ
A casa de Teresópolis - RJ
Procurando o melhor caminho - Teresópolis - RJ

sábado, 25 de julho de 2009

Alternativas para o 5.0 - Naked in the Alpes

Um tema que precisamos discutir com maior ênfase é qual será a aventura do 5.0, afinal não falta tanto tempo (falta pouco mais de um ano). Essa discussão é importante pois precisamos de "bater o martelo" com antecedência suficiente aos preparativos que antecedem a partida para essa aventura.

Quero então sugerir que doravante possamos apresentar e discutir sugestões até que cheguemos a um concenso. Vou dar o ponta-pé inicial, OK? Farei uma sugestão bem humorada:

Que tal cruzarmos os Alpes Suíços pelados?

Isso mesmo! Parece piada, mas não é. Por acaso, fussando na internet descobri matéria publicada no UOL Noticias em 18/03/2009, com o título "Suíços pelados fazem caminhadas pelas trilhas dos Alpes" [1].

[1]

Isso tem acontecido nas imediações da cidade de Appenzell. Um trechinho da reportagem do UOL diz:
Em setembro, a polícia nesta cidade montanhosa prendeu um jovem caminhante, que foi identificado pelos amigos apenas como Peter, que vagava pelas trilhas nu, usando apenas botas de trilha e uma mochila. Mas eles tiveram que soltá-lo, porque na Suíça não existe lei que proíba alguém de fazer caminhadas pelado. A experiência deixou alarmados os moradores tradicionais da cidade de Appenzell, de 5.600 habitantes, que passaram a temer que a cidade se tornasse uma Meca para os pelados. Assim como a maioria das regiões montanhosas remotas, esta é uma área conservadora.

Tai um programa com uma dupla razão para entrar em forma.

[1] http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2009/03/18/ult574u9235.jhtm
[2] http://n.i.uol.com.br/ultnot/0903/18suicanu.jpg

domingo, 19 de julho de 2009

The long and winding road (Uberlândia)

Zequinhas,

Este é um rápido relato de uma longa caminhada que eu e o Celso fizemos juntos certa vez lá em Uberlândia (voce certamente lembra disso Celso).

Bom, estavamos eu e o Celso na república em que morávamos[a] num final de semana. Uberlândia é uma cidade bem diferente nos dias de sábado e domingo - tirando uma ou outra esquina onde a peãozada fica escutando musica sertaneja a todo o volume, nos bairros, em geral reina uma calma e uma paz bem peculiar[b].

[1] [2]

Como a gente enchia o saco de estudar e de não fazer nada, umas saidinhas para esticar as pernas eram comuns. Foi assim que saimos para uma voltinha a pé que se transformou em uma das mais longas caminhadas que já fiz. Veja o mapa abaixo (clique para ampliar).


Seguimos pela Av. joão Naves de Ávila até o final onde por um trevo seguimos pela BR já no caminho de volta. Foram praticamente 15 km[c]. Lembro que quando chegamos em casa estavamos exaustos. Me deitei de bruços sentindo meus grandes glúteos endurecidos pelo esforço.

Isso foi entre 89 e 90, eu acho...

Fontes:
[1]
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBA2XGY9co3pJ5Sz5vvBTo-I6T6j2DBXnBe1ClIB6mgib9QRmoypVlDZmqhuPCkD53qMegPoYHa3Sdv1kxt-wAUmGm_cVdwLjWhfSc2dCkVC0E2kTw0UfIwTfdwOrgoBQOans4z-AJDN4/s400/450px-Uberlandia_cesario_alvim_avenue.jpg
[2] http://www.dri.ufu.br/images/ruas_uberlandia.jpg

Notas:
[a] Acho que nessa época moravamos num apartamento de 3 quartos que ficava numa esquina com a Av. Rondon Pacheco. Essa apto. era dividido entre eu, o Celso, o Luciano (mestrado), o Rogerio e o Kiko (alunos da graduação - engas. elétrica e quimica, respect.)
[b] Voces já tiveram a sensação estranhamente agradável e reconfortante ao estar em um lugar calmo. Pois é a isso que me refiro! Não e em todo lugar que isso acontece mas, em Uberlandia nos finais de semana - especialmente em dias bonitos reina uma sensação de paz muito gostosa. Em dias bonitos existe uma luz especial
[c] Medido com a ferramenta "ruler" no modo "path".

sábado, 18 de julho de 2009

Pedra do Sino - uma boa aventura

Zequinhas:

Se a subida ao pico do Grajaú pode ser perigosa devido à marginalidade, proponho então fazermos uma bela caminhada até a Pedra do Sino.

Em termos de dificuldade ela não é pior do que a do pico (a trilha vai serpenteando bastante, o que diminnui a inclinação da subida). O único problema que pode ser alegado é a duração do evento (acho que levaríamos cerca de 6 horas na subida). Por isso o ideal seria subirmos em um dia e acamparmos próximo ao topo para passarmos a noite lá (se tivermos sorte de ser uma noite estrelada e com lua cheia a vista deve ser deslumbrante, afinal estaremos a cerca de 2200 m acima do nível do mar).

Até onde eu fui na trilha (cerca de 3-4 horas) há mais de 25 anos, haviam muitas cachoeiras e até alguns restos de abrigos que deviam ser usados por escaladores.

Tendo sucesso nesta empreitada podemos até pensar na travessia Tere-Petropolis.

Só precisaríamos comprar uma barraca simples e leve, saco de dormir idem, um cantil e uma mochila adequada.

Comentem aí !

Um pequeno passo para o Homem, mas um grande salto para a Humanidade

Caros Zequinhas:

Como vocês devem saber, dia 20/07 (segunda-feira) farão 40 anos do pouso do Homem na Lua, levado pela missão Apolo XI.

O canal Discovery apresentará neste dia, a partir das 19 hs, uma série de programas sobre o fato (Mythbusters avaliando a lenda de que a chegada teria sido uma fraude, documentário sobre a preparação para a ida, etc).

Acho imperdível rememorar um momento da Humanidade que nós vivenciamos (era a História sendo feita, ali na nossa frente).

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Who Wants to live forever

Amigos,

Neste post quero dividir com voces algumas reflexões recentes.

Lá na Bélgica, o laboratório onde trabalhei tinha uma tradição: todo dia às 10h00 o pessoal parava o que estivesse fazendo e se encontrava para tomar uma caneca de café na copa. Era um momento de descontração num local onde as pessoas trabalhavam num ritmo um tanto quanto estressante.


Eu, durante meu doutorado na Bélgica. Data provavel: Dezembro-1994
(reparem que está tudo branco do lado de fora).


Quando a gente chegava, já encontrava dois técnicos velhinhos, vestidos de macacão, sentados, um de cada lado de uma pequena mesa. Eles eram técnicos do laboratório, se chamavam George e Joseph e gentilmente se encarregavam de fazer o café.

Era o ano de 1994. George e Joseph tinham (creio) mais de 65 anos então. Lá estávamos para mais uma pausa café das 10h00. Era um momento agradável onde se jogava conversa fora e discutiam amenidades. O meu orientador Prof. Jean Lebrun, Diretor do Laboratório, não gostava disso e dizia que aquele devia ser um momento para surgirem grandes idéias mas o pessoal só falava abobrinha o tempo inteiro.

Nao lembro como o assunto começou mas George perguntou minha idade. Disse que tinha 33. Ele achou que eu era bem novo. Respondi a ele que já me achava velho mas que tinha a sensação de ser imortal, i.e., a morte me parecia algo tão longinquo que eu me sentia imortal. Falei isso pensando que ele ia me achar doido. Mas ele sorriu e respondeu: Ah..é assim mesmo... quando eu estava na sua idade eu também pensava ser imortal. Ai, fui vendo as pessoas da minha idade/geração ficarem velhas, morrerem. Aí comecei a perceber que isso me aconteceria também.


Foto durante uma ceia de fim de ano no Laboratório na Bélgica em Dezembro de 1994.
No detalhe o George.


Na hora que ele me falou isso, fez sentido, mas não muito. Continuei me achando imortal. Na verdade eu ainda custo a crer que não sou.

Contudo, esse que é um dos mais antigos anseios da espécie humana começa a fazer sentido para mim. As pirâmides, a mumificação, o espiritismo, a promessa da vida eterna após a morte pregada por todas as religiões, etc., todos tem algo a ver com isso.

[1]


Quantos anos voces gostariam de viver se lhes fosse dado a escolher ????

Será que tem um jeito de se tornar imortal de verdade ????

Pasmem, a pergunta "How can I become immortal?" já foi feita e respostas sérias foram dadas [2]. Também achei um blog dedicado a questão da imortalidade [3] onde se relata uma suposta interação com um imortal de verdade com 2.800 anos.

Mas antes de cairem na gargalhada achando que é conversa de hospício, esperem um pouco pois essa é uma discussão que é conduzida em termos sérios. Isso porém é assunto para outro post pois, aqui já me prolongei demais.

Por ora, deixo-lhes as belas imagens do filme Highlander de 1986 [4]. A qualidade do avideo abaixo não está muito boa (sugiro assitir 5 e 6).



Fontes e Referencias:

[1] http://www.stylexp.ro/wallpapers/widescreen/1280x1024-wallpaper-7.jpg
[2] http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20080207080224AAIu3sI
[3] Ben Abba's Main Blog] Ben Abba's Main Blog, http://www.ben-abba.com/
[4] http://www.youtube.com/watch?v=B1hDp1MeilE&feature=related
[5] http://www.youtube.com/watch?v=BYOE_b4aYD0
[6] http://www.youtube.com/watch?v=I_Qe6yDz1HI&feature=related

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Discoteca Hippopotamus

Hello crazy people..

Mês passado (19-6-2009), mandei um e-mail perguntando quem lembrava do LP da Discoteca Hippopotamus.
Volto agora rapidamente a esse assunto só para lhes dizer que esse LP está disponibilizado na nossa conta do 4Shared (enviei instruções por e-mail sobre como acessar).

Abaixo as capas do Hippopotamus - 1975 - Vol. 1 (essa série foi até o volume 8).



Como havia mencionado, antes, o Marcos tinha esse LP. Lembro bem do dia em que juntos na casa do Marcos ouvimos esse disco.

Duas coisas inesquecíveis para mim: a capa e a 1a faixa (The Elton John Band - Philadelphia freedom).

Qual seria sua última refeição ?

Galera, imaginem que vocês estão condenados! Qual seria sua última refeição, aquela cujo gosto vem ã memória quando você pensa em comida ?

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Antes de voar, que tal andar ?

Como estimulo inicial, incluo abaixo um dos muitos vídeos que estão no Youtube falando sobre exercicios físicos, corrida, etc.

Acho o video abaixo interessante pois a caminhada é realmente a melhor opção para começar a sair do sedentarismo (num trecho de 0:48 a 0:58 um cara fala algo assim, com o que concordo).



Num outro trecho (4:42 a 4:49) citam que o ideal é caminhar 20 minutos por dia numa velocidade de 100 m por minuto. Acho melhor colocar assim: andar 2 km em 20 minutos.

Sabem o que isso representa?
É fácil ! Simplesmente andar da Visconde ate a Pracinha do Grajau, dar uma volta na mesma e voltar à Visconte. Dez minutos para ir e dez minutos para voltar. Vejam a figura abaixo que fiz a partir do GE



Pra terminar, mais um video bem instrutivo abaixo.


Should I stay or should I go

Como sabemos todos, ser um zequinha é se envolver rotineiramente em aventuras que demandam algum esforço físico (Ilha Grande, Pico, fugir de bicha louca, etc.). Nessas peripécias, nós, os zequinhas, nunca negamos fogo e sempre demonstramos vigor e disposição.

Mas, os anos se passaram - e não foram poucos! Nessas várias décadas nós, os zequinhas, nos acomodamos fisicamente, engordamos e ficamos em má forma física. Contudo, nosso clã se prepara para viver uma grande aventura dentro do projeto 5.0.

Assim, eu vos pergunto, oh zequinhas:
_ Estareis preparados fisicamente quando chegar a hora ?

Lembrai-vos, oh Zequinhas, aquele solene e misterioso momento quando o Celso nos deu a idéia do projeto e todos nós naquela mesa do Bar do Costa (foto) na esquina das ruas Visconde de Abaeté com Torres Homem, em Vila Isabel no dia 26-12-2008 concordamos em aderir.


(Esq.-Dir.) Julio, Xandre, Celso, João e Marcos
Copyright Blog dos Zequinhas


Eu, comecei a levar a sério e me planejar desde aquele momento. Por isso zequinhas, peço licença para lembrar-lhes esse compromisso.

Se bobearmos amigos, o tempo passará (rapidinho) e, quando dermos por nós, ninguém organizou nada, ninguém preparou nada e vai virar uma grande pizza.

Já pensou... a aventura do 5.0 virar uma passeio a Paquetá ou coisa do tipo...

Voces lembram do Projeto "Veraneio 2000" ? Clique na foto [1] ao lado para ampliar.

OK, nem o lugar foi definido ainda mas, eu acredito que precisaremos estar em forma – quanto melhor estivermos melhor será. Bom, a gente só tem a ganhar então eu vejo o projeto 5.0 como um gancho ou fato motivador para começarmos a recuperar o tempo perdido recuperando um pouco de saúde e disposição física.

Inspirado nos “50 anos em 5” de JK eu lhes proponho “50 anos com corpinho de 20 em 1 ano”.

Que tal? Ambicioso? Com certeza!

Para inspirar vocês, um videozinho sobre entrar em forma.



Fontes:
[1] http://www.noticiasautomotivas.com.br/propaganda-de-carro-antigo-chevrolet-veraneio-1972/
[2] Cena do filme "Beleza Americana" obtida de http://www.youtube.com/watch?v=NlVo8sn_UGA&feature=PlayList&p=31BB6E3C09ED476D&index=12

domingo, 12 de julho de 2009

Qual rock-star falecido voce ressucitaria?

Sequinte Zequinhas: Qual das estrelas do rock internacional abaixo voce ressucitaria se tivesse esse poder?

Regrinhas:
1) Responda apenas um nome;
2) Vale escolher alguem que não esteja entre os rostos abaixo;
3) Pesquisa limitada a estrelas do cenário internacional;



Cliquem em comentário para deixar seu voto (decida antes de clicar e ler os outros votos). Se quizer, coloque o voto de alguem próximo, que não pertença ao clã dos Zequinhas.

Participe!

João