segunda-feira, 6 de julho de 2009

Momento culinário - receita do pão de inhame

Atendendo a inúmeros pedidos segue a citada receita, com as variações:
1 kg de farinha de trigo
500 g de inhame bem cozido e espremido (pode mudar para batata inglesa ou aipim)
3 ovos
1 xícara (cerca de 250 ml) de leite morno
100 de margarina na temperatura ambiente
50 gramas de fermento biológico na temperatura ambiente (pode ser 3 tabletes de 15 gramas ou se usar aquele fermento biológico que vem em envelope use 1)
2 xícaras de chá de açúcar
1 pitada de sal
Na véspera (cerca de 12 horas antes de fazer os pães), coloque em uma pequena vasilha o fermento misturado com três colheres de sopa de açúcar, 200 gramas de farinha de trigo e leite ligeiramente morno. Amasse com as pontas dos dedos até formar uma papa tipo mingau grosso. Cubra a vasilha com filme plástico e deixe em repouso (sugiro dentro do microondas, desligado) para que o fermento se alimente dos açucares e se reproduza (esta é uma variação do processo normal, testei e ficou bom).
Depois das 12 horas, em uma vasilha bem grande, coloque a farinha de trigo e faça uma cavidade (tipo um vulcão – Vesúvio). Nesta cavidade coloque o açucar, a margarina, sal, os ovos, o tubérculo usado. Acrescente aquele mingau preparado na véspera e vá colocando o leite morno e misturando-amassando até ficar com uma consistência de massa de pão (aqui a experiência em cozinha é fundamental).
Cubra a vasilha com um pano de prato e deixe descansar por cerca de duas horas para fermentar a massa (ela no mínimo dobra de volume !).

Vai preparando a 1ª das muitas fornadas. Em um tabuleiro levemente untado coloque a massa sob a forma de bolas (mais ou menos do tamanho de pequenas maças) afastadas umas das outras (em um tabuleiro grande costumo colocar 12 pães) (pode-se usar outros formatos tipo pãozinho, ou então esticar a massa e enrolar como rocambole, até chegar a um diâmetro de cerca de 5-6 cm e aí cortar pedaços do tamanho de pequenas bisnaguinhas). Use sua criatividade.

Deixe o tabuleiro coberto descansar por cerca de 15 min enquanto aquece o forno a temperatura de 180º C. Leve o tabuleiro ao forno até o pão ficar na cor desejada (cerca de 20-30 min).
NOTA: pode-se variar fazendo uma cobertura dos pães com fatias de goiabada ou até mesmo rechear os pães com a goiabada enquanto de faz as bolas. Esta receita dá para cerca de 20 – 25 pães.
as variações com batata inglesa e aipim também são boas. Surgiram da dificuldade de se arrumar um bom inhame (aquele que ao cozinhar ficar rosado).

4 comentários:

Sobral disse...

Gente, quem fizer a receita publique aqui qual a versão e o que achou do resultado.

João Pimenta disse...

Excelente contribuição para a posteridade!
Podes crer que vou fazer e depois direi o resultado!

João Pimenta disse...

Pois bem ... Eis que hoje me aventurei a fazer o LENDÁRIO PÃO DE INHAME.

Infelizmente meu resultado foi uma tragédia!

Percebi que a coisa havia degringolado quando fui pegar a massa para enrolar os pães. Após a primeira das 2 horas de espera do crescimento da massa notei que havia um grande crescimento pois havia uma boa elevação do pano.

Quando fui descobrir a massa porém percebi que a mesma havia transbordado da vasilha, havendo pedaços de massa no granito da bancada em volta da vasilha.

Levantando o pano vi que a massa hava grudado ao mesmo e, embora tivesse repousado pelo tempo exigido estava mole, úmida e pegajosa demais. Balançando ligeiramente a tijela a massa se mexia como se estivesse flutuando em líquido.

Esta não foi a primeira vez em que preparei massa. Já havia preparado massa para pão e pizza outras vezes e o resultado era bem diferente. Por isso acho que sei a que consistencia da massa se deve chegar. Neste caso contudo, após as duas horas de espera, a massa no meu caso estava absolutamente intrabalhável.

Não sei onde errei mas com certeza Errei em alguma(s) coisa(s). Desconfio de vários pontos. Por exemplo:
_ não medi exatamente a quantidade de inhame (acho que tinha mais de 500 gramas);
_ o purê de inhame ainda estava meio quente e úmido quando o usei;

João Pimenta disse...

Detalhes a aprimorar na receita:
_ Quanto leite se usa na preparação da papa de fermento ? (eu usei uma xícara.
_ O 1kg de farinha é usado 200 g na véspera e o restante no dia seguinte?